Mark Zuckerberg finalmente deu start no botão “dislike” do Facebook, vocês viram?

“Eu acho que as pessoas têm perguntado sobre o botão ‘não curti’ por muitos anos. Hoje é um dia especial porque posso dizer que estamos trabalhando nisso e vamos implementá-lo”, afirmou Zuckerberg.

Mas aí nos perguntamos: Como será a reação das pessoas com a nova funcionalidade? O facebook é uma rede que todos falam o que estão pensando, literalmente, e muitas pessoas podem não concordar com isso. Imaginem se todos os amigos do facebook clicassem em “não curti”? Geraria um constrangimento muito grande. Agora imagina para uma empresa… como isso iria afetar as empresas? Isso é algo que vamos discutir hoje.

Dislike-post-Wink

Zuckerberg está sempre ampliando nossas oportunidades de crescer nas redes, sempre anuncia algo novo que será uma ótima ferramenta ou solução para as pequenas e/ou grandes empresas e isso tem ajudado e muito, ainda mais na crise que o país está hoje. Aliás, investir no online é bem mais em conta (custosXbenefícios) do que investir no off-line. Mas aí ele resolve lançar um botão “não curti” no facebook. Isso pode ser um grande problema para as empresas, não acham?

Digamos que a sua empresa lança um novo produto no mercado, ou um novo serviço, você investe na divulgação, promove posts, anúncios etc. Mas aí recebe muitos “dislikes” no post do produto. Isso o levaria a pensar que não foi bem aceito pelo seu cliente, correto? Porém, vai que na verdade pode ter sido um concorrente que quis “sacanear” a sua empresa, por exemplo.

Dislike-post-Wink-bom-ou-ruim

A verdade é que o botão ainda não está funcionando, eles ainda estão trabalhando nisso, pois segundo Mark, ele não quer um botão que seja o oposto do botão “curti” ele quer um botão que sirva como uma demonstração de afeto, como por exemplo, se alguém falecer, o botão “não curti” seria como um “nossa, que horrível, meus pêsames.”, ou então quando surge uma notícia de tragédia no mundo, as pessoas não querem curtir aquilo, mas é a única opção que tem, então elas curtem. Mas que na verdade, poderia ter um botão “não curti” que seria o “não curti que aconteceu essa tragédia no mundo”.

Fica a nossa sugestão, a pessoa e/ou empresa poderia habilitar o botão “Não Curtir” na postagem e não ser um botão disponível em todas as postagens, o que acham?

A questão é: será que isso vai funcionar da forma planejada? Para as empresas seria muito legal usarem essa opção para uma pesquisa da aceitação de novos produtos ou serviços sem precisar fazer uma pesquisa off-line, convencional e cara. Mas como comentamos anteriormente, será que pode haver interferência de concorrentes? Será que seria um resultado confiável? Nas intenções de Zucherberg, o botão seria para o bem, e não para causar discórdia. Mas como tudo que acontece hoje, com toda a liberdade de expressão, será que o botão vai realmente ser para o bem? O que vocês acham?